Por que nunca se deve dormir de cabelo molhado?

31 de janeiro de 2020 2 0

Muitas pessoas podem não ver relação entre dormir com os cabelos molhados e o que isso tem a ver com as condições de saúde dos cabelos e de seu próprio corpo.

Normalmente, a preocupação em secar os cabelos está relacionada aos danos aos fios, porém existem alguns outros sintomas percebidos para as pessoas que dormem com os cabelos molhados.

Para ajudar você, vamos demonstrar por que nunca se deve dormir de cabelo molhado.

Por que nunca se deve dormir de cabelo molhado?

Cabelos molhados ou úmidos são bastante propensos ao aumento de fungos e bactérias ao longo do período em que você estiver deitado, quando há um contato maior com travesseiros – esses mesmos são objetos repletos de microrganismos prejudiciais à saúde, caso não sejam bem limpos e higienizados.

Ao se deitar, os cabelos são friccionados no travesseiro, o que, por si só, já gera frizz e embaraça as mechas. Com os fios úmidos, o problema fica ainda mais grave, deixando o cabelo totalmente bagunçado. E assim, será muito mais difícil arrumá-los no dia seguinte.

O pH do couro cabeludo também se altera e esse hábito pode, como consequência, gerar alguns danos aos cabelos e à sua saúde em geral, você sabia? 

Por isso, essa é uma atitude que deve ser cuidadosamente evitada, mantendo os cabelos sempre secos ao se deitar e, assim, ter uma boa noite de sono.

Maior propensão a alergias

Você deve evitar o surgimento de alergias e resfriados, que podem estar relacionados a uma alteração de temperatura corporal sem que a cabeça acompanhe o restante do corpo, por estar úmida.

Com isso, há maior propensão de instabilidade nas defesas do organismo e o risco de doenças.

Intensificação de caspa

A caspa é algo muito preocupante e que, normalmente, causa um grande embaraço e desconforto às pessoas.

Quando os cabelos estão molhados ocorre mais propensão a caspas, devendo ser evitado dormir com os cabelos molhados para diminuir a possibilidade de desenvolver esse mal.

Irritação e coceira

Quando ocorre a descamação pode ter certeza que é o alerta para os demais fatores surgirem e causarem grande preocupação. A umidade concentra os fungos e bactérias em determinada região, provocando tais sintomas, porém quando os cabelos estão secos, esses agentes acabam circulando em outras regiões, não afetando tão intensamente o couro cabeludo.

Enfraquecimento e quebra de fios 

A umidade e a fricção com o travesseiro provocam a quebra dos fios, o que faz com que as quedas se acentuam. Também, neste caso, é normal o surgimento de pontas duplas, o que deve ser observado e evitado.

Aumento da oleosidade

Ao se deitar com os cabelos molhados, certamente a oleosidade do couro cabeludo será intensificada. O excesso de oleosidade é um fator importante que causa danos a saúde dos fios e provoca a queda dos cabelos.

Evitar e combater o excesso de oleosidade é um dos fatores mais importantes para evitar problemas de calvície. Pentear e manter as raízes dos fios secas são duas boas ações para os cabelos.

Mais dores de cabeça

A cabeça úmida fica mais refrescada e isso dificulta no equilíbrio térmico do corpo e tal diferença pode fazer com que dores de cabeça apareçam e comecem a acontecer mais e mais. 

Agora se não tiver como você secar o cabelo para se deitar, pode usar uma touca de algodão, para deixar o ar circular; outra alternativa é passar um leave-in ou creme desembaraçante e fazer uma trança solta, ou coque mais para o alto, o que funciona bem para quem tem cabelo cacheado ou crespo e, claro, dependendo do comprimento do seu fio. 

Assim, o resultado não será tão prejudicial para você. E no dia seguinte seu cabelo não vai estar ‘daquele’ jeito, né? 

Entendeu por que nunca se deve dormir de cabelo molhado? Se você pretende manter seus fios saudáveis, lindos e brilhantes, sem qualquer tipo de quebra ou fragilidade, deixe seus cabelos bem sequinhos antes de deitar, ok? 

Você tem o hábito de dormir de cabelo molhado? Vai mudar de ideia agora, né? Conte pra gente sua experiência!

Categories: Barba, Cabelo
share TWEET PIN IT SHARE share share
Leave a reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + onze =