Por que a testosterona é o grande hormônio masculino?

11 de novembro de 2018 13 0

Você sabe o que é testosterona? Por que a testosterona é o grande hormônio masculino? Neste artigo falaremos tudo sobre a testosterona e porque ela é considerada o principal hormônio masculino.

O que é testosterona?

A testosterona é o grande hormônio masculino que é produzido nos testículos e também nos ovários das mulheres, sendo que os homens produzem muito mais que o corpo feminino. Quando ocorre o excesso de testosterona, os homens ficam mais egocêntricos e agressivos. Os maiores níveis de testosterona surgem por volta dos 17 anos de idade e depois dos 30 anos, esses níveis começam a reduzir de 0,5 a 1% a cada ano, diminuindo a libido, massa óssea, diminui a massa muscular e ainda aumenta o risco de fraturas. Quando há uma queda de testosterona, os homens apresentam diminuição de desejo sexual e até mesmo falta de ereção, além do surgimento da andropausa.

A testosterona é o grande hormônio masculino porque é essencial para o desenvolvimento normal do esperma, ativa os genes nas células de Sertoli que ajudam a promover a diferença da espermatogonia, regula a resposta aguda do eixo Hipotálamo-pituitária-eixo adrenal e regula a população de receptores A2 de tromboxano em plaquetas e megacariócitos.

Os efeitos da testosterona podem ser classificados pela idade:

  • Antes do nascimento: são divididos em duas categorias e são classificadas conforme os estágios de desenvolvimento. O primeiro período acontece entre as 4 a 6 semanas de gestação. Exemplos incluem a virilização genital, desbaste escrotal, rugosidade e o alargamento fálico. Durante o segundo trimestre, o nível dos andrógenos está relacionado a formação de gênero. Esse período atinge a feminização ou masculinização do feto. O nível de testosterona de uma mulher durante a gravidez está associado ao comportamento psicológico e o sexo do bebê;
  • Antes da puberdade: ocorre uma pequena elevação dos níveis de andrógenos, tanto em meninos quanto em meninas. Os efeitos são diversos desta elevação e incluem o odor corporal do tipo adulto, acne, aumento da oleosidade do cabelo e da pele, aparência do cabelo púbico, surto de crescimento, cabelo axilar, maturação acelerada dos ossos e cabelos faciais;
  • Durante a puberdade: os efeitos começam a acontecer quando os níveis andrógenos são maiores que o normal e esses efeitos incluem o crescimento do tecido espermatogênico nos testículos, aumento do clitóris ou pênis, fertilidade masculina, elevação da libido e frequência de ereção, crescimento do queixo, nariz, testa e remodelação dos contornos dos ossos faciais e o hormônio do crescimento humano;
  • Fase adulta: nessa fase os efeitos são visíveis mais em homens que em mulheres, mas provavelmente são essenciais para ambos. Alguns desses efeitos podem reduzir, pois os níveis de testosterona podem diminuir nas ultimas décadas.

Função da testosterona

A testosterona é o grande hormônio masculino por determinar as características comportamentais e físicas dos homens e, além disso, ajuda a fortalecer a estrutura óssea, aumenta a massa muscular, engrossa a voz na puberdade, ajuda na formação e manutenção de pelos assim como a barba, ativa áreas do cérebro que são responsáveis pelo desejo sexual e auxilia na maturação dos órgãos sexuais.

Por que a testosterona é o grande hormônio masculino?

Um dos motivos que a testosterona é o grande hormônio masculino é porque o comportamento sexual dos homens depende dela e também ajuda a aumentar o desejo sexual.

Para ajudar a aumentar os níveis de testosterona de forma natural deve-se investir em uma dieta que inclua gorduras saudáveis, proteínas, vegetais verdes folhosos e colesterol. Também é preciso realizar a linguagem corporal.

Segundo a pesquisadora da universidade de Harvard chamada Amy Cuddy, você expõe na sua postura corporal o que você sente. A sua postura possui poder de influenciar o organismo com efeitos psicológicos, físicos e comportamentais.

Ou seja, deve-se ter uma postura forte para ajudar a aumentar os níveis de testosterona. Além disso, deve-se evitar o estresse e dormir o suficiente, pois o sono é um fator extremamente importante para regular o nível de testosterona. Além disso, deve-se praticar atividades físicas e consumir muita água, se manter hidratado.

Gostou do artigo sobre o porquê que a testosterona é um grande hormônio masculino? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tags: espermatogonia, exercícios físicos, fertilidade masculina, gorduras saudáveis, hormônio masculino Categories: Sexo
share TWEET PIN IT SHARE share share
Related Posts
Leave a reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 12 =