7 benefícios duradouros da meditação para o homem

23 de novembro de 2018 18 0

Você sabe o que é meditação? Sabe quais são os seus maiores benefícios? Como ela deve ser feita? Neste artigo falaremos sobre os benefícios duradouros da meditação para o homem.

A meditação

A palavra meditação origina-se do latim “meditare“, que significa voltar-se para o centro e se desligar do mundo externo. Sendo assim, a meditação é a concentração da mente, é deixar tudo o que você se preocupa de lado e viver o agora. É uma forma de se conectar com o campo da pura energia, consciência e inteligência. É se concentrar, olhar para dentro de si. Há diversos tipos de meditação conforme filosofias, culturas e perspectivas de vida. Há também várias práticas meditativas, e todas mantêm as regras básicas de acalmar a mente, refletir, relaxar e contemplar.

Benefícios duradouros da meditação para o homem

Abaixo, listamos os principais benefícios duradouros da meditação para o homem. Confira:

1.       Melhora a vida sexual

Um dos benefícios duradouros da meditação para o homem é que ela ajuda melhorar a vida sexual do indivíduo, pois ajuda a aprender a manter o foco e afasta pensamentos que o distraem na hora H.

2.       Melhora o rendimento no trabalho e nos estudos

Pesquisadores da Universidade da Califórnia apontaram que estudantes universitários que praticam meditação apresentaram melhor desempenho na seção de raciocínio verbal em exames e em sua memória de trabalho.

3.       Reduz o estresse

Um dos principais benefícios duradouros da meditação para o homem é que ajuda a reduzir o estresse do dia a dia, pois a prática reduz a velocidade do metabolismo físico e restabelece o equilíbrio do corpo. Lembre-se que o estresse pode influenciar negativamente e causar problemas no sistema nervoso, respiratório, cardiovascular e até mesmo gástrico.

4.       Auxilia na perda de peso

De acordo com uma pesquisa feita por psicólogos da Consumer Reports e da Associação Americana de Psicologia, a meditação foi considerada como uma prática excelente para a perda de peso e é superindicada para quem deseja chegar a um peso saudável. Isso, porque ajuda a controlar impulsos que levam à alimentação desregrada e outros maus hábitos de saúde.

5.       Ajuda a ter uma boa noite de sono

Um dos benefícios duradouros da meditação para o homem é que essa prática ajuda a ter uma boa noite de sono, pois tranquiliza a mente e relaxa o corpo. É indicado praticar a meditação antes de ir para a cama, pois é um dos melhores remédios para conseguir dormir.

6.       Fortalece o cérebro

Em uma pesquisa publicada no Frontiers in Human Neuroscience em março de 2012, os participantes que praticavam meditação há anos demonstravam mais “dobras” no córtex cerebral e ainda eram capazes de processar as informações com mais facilidade.

7.       Ajuda a reduzir dores

Conforme um estudo publicado em Journal of Neuroscience, uma sessão de uma hora e meia da prática meditativa, ajuda a diminuir pela metade a sensação de dor. Os participantes da pesquisa foram submetidos a dois testes de dor: um antes e outro após a meditação. Outra pesquisa divulgada pela revista Pain revelou que indivíduos que praticam meditação regularmente não se incomodam tanto com dores.

Como fazer meditação?

Para começar a praticar a meditação é recomendado iniciar sessões curtas entre cinco e quinze minutos diariamente. A continuidade é essencial, mais do que a duração. Procure sempre alongar o seu corpo, pratique ioga e alimente-se bem. Outra dica é procurar um centro de prática ou até mesmo fazer em casa, pesquisando vídeos pela internet de boas fontes, claro, e acompanhá-los, ou contratar um professor qualificado para fornecer instruções detalhadas sobre a prática.

Gostou do artigo sobre a meditação e os benefícios que ela fornece ao homem? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tags: ajuda a melhorar o metabolismo, auxilia no emagrecimento, equilíbrio do corpo, exercícios físicos, meditação Categories: Lifestyle
share TWEET PIN IT SHARE share share
Related Posts
Leave a reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 13 =