5 dicas para gastar menos combustível no carro

24 de novembro de 2018 16 0

Você sabe o que é combustível? Sabe por que o valor do combustível mudou e aumentou tanto? Neste artigo falaremos sobre seu valor e daremos dicas para gastar menos combustível e poupar dinheiro.

O combustível

O combustível, resumidamente, é uma substância que reage com o oxigênio ou qualquer outro comburente, liberando a energia na forma de chamas, calor e gases. Ele é utilizado em vários meios de transporte que utilizamos atualmente: carros, motocicletas, ônibus, caminhões etc.

O consumo de combustível

O consumo de combustível pode variar entre R$ 2.890 a R$ 7.890 em um ano, segundo levantamento realizado pela EXAME.com, em parceria com a Jato Dynamics, uma consultoria automotiva, com base nos dados do ranking de consumo de combustíveis por ano do Inmetro.

Atualmente, o valor do combustível anda aumentando e isso pode trazer prejuízos para aqueles que sempre usam o carro como seu meio de transporte. Muitas pessoas já não sabem o que fazer com o aumento do preço e mesmo buscando novas formas de locomoção, como apps etc, ainda assim veem seu orçamento ficar mais apertado, pois o aumento do valor de combustível faz com que qualquer opção fique mais cara.

Dicas para gastar menos combustível

Abaixo, listamos as melhores dicas para gastar menos combustível. Confira:

1.       Pneus calibrados

É muito importante calibrar bem os pneus e manter o alinhamento em ordem, pois a calibração incorreta pode aumentar o atrito do pneu com o solo e isso pode causar aumento no consumo do combustível. O mesmo ocorre quando o alinhamento da direção não está correto e em ordem. Assim como uma bicicleta com pneu murcho ou com a direção desalinhada, o aumento de esforço é maior, ou seja, há um consumo maior de energia. Para saber se o nível de calibragem está correto e quando a revisão deve ser realizada, basta ler o manual de seu carro.

2.       Procure dirigir sem pressa

Uma das dicas para gastar menos combustível é procurar dirigir sem pressa, pois quanto maior a velocidade, maior será a resistência do ar, e quanto maior ser essa resistência, maior será o consumo de combustível. Ao dirigir, por exemplo, a 140 km/h, consome-se 25% de combustível a mais do que a 110 km/h.

3.       Use carro mais econômico

Uma das dicas para gastar menos combustível é ter um carro que seja mais econômico, pois essa é uma das melhores opções para quem busca reduzir o consumo de combustível de forma mais significativa. O ranking anual do Inmetro demonstra os carros que  consomem menos combustível e os que costumam consumir mais. Carros que têm motor blue motion são mais eficientes, movidos a diesel, híbridos e elétricos, as melhores opções para economizar.

4.       Desligue o motor

Conforme o EERE (Escritório de Eficiência Energética e Energia Renovável), deixar o carro ligado enquanto estiver parado pode causar gasto de 1 a 2 litros de combustível por hora, dependendo do uso do ar-condicionado e do tamanho do motor. Por isso, é recomendado que quando o carro for ficar parado por mais de 20 a 30 segundos, procure deixá-lo desligado e ligue de novo somente quando for avançar e seguir o caminho.

5.       Evite trajetos com vários semáforos e congestionamentos

Uma das dicas para gastar menos combustível é evitar trânsitos e trajetos com muitos semáforos, pois trafegar com marchas baixas ou até mesmo fazer paradas frequentes pode aumentar o consumo de combustível. Procure manter a velocidade o mais uniforme possível e evitar congestionamentos, pois pode ajudar na economia. Caso não seja possível evitar os congestionamentos, procure observar o trânsito de maneira que se pare o mínimo possível para evitar frenagens repentinas e melhorando as retomadas de velocidades, frenagens e acelerações.

Gostou do artigo sobre dicas de como gastar menos combustível? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tags: consumo do combustível, dirigir sem pressa, frenagens e acelerações, uso do ar-condicionado, velocidades Categories: Carro
share TWEET PIN IT SHARE share share
Leave a reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =