4 cuidados para combater calvície

11 de novembro de 2018 12 0

Você sabe o que é calvície? Quais são os seus tipos e causas? Quais são os cuidados que devem ser tomados? Neste artigo falaremos tudo sobre a calvície e quais são os cuidados para combater calvície.

O que é calvície?

Também conhecida como alopecia, a calvície é caracterizada pela queda parcial ou total dos fios capilares, podendo atingir até mesmo outras áreas do corpo que tenha pelos. Geralmente perdemos cerca de 50 a 100 fios capilares diariamente, o que é considerado normal.

Sempre que um fio cai, ele é substituído por outro no mesmo local e dá inicio a um novo ciclo de crescimento. Mas, com o avanço da idade, principalmente em idosos, o crescimento dos cabelos fica mais lento podendo até mesmo parar e pode resultar em calvície.

A calvície é mais comum em homens do que mulheres, mas isso não significa que a calvície não pode afetá-las. Na verdade, pode ser causada até por conta de hormônios. Uma das principais causas de calvície em homens é quando o hormônio masculino testosterona se converte para di-hidrotestosterona, conhecida como alopecia androgenetica ou calvície de padrão masculino.

Tipos e causas

Além da calvície de padrão masculino, também há outros tipos de calvícies e diferentes causas:

  • Alopecia areata: perda repentina de cabelo em certa área;
  • Alopecia tóxica: ocorre após uma febre alta ou doença grave, doses excessivas de drogas que possuam tálio, retinóides e vitamina A. Doenças da tireóide e pós-parto também podem desencadear esse tipo de calvície;
  • Alopecia cicatricial: surge em áreas que possuem ferimentos, cicatrizes de queimaduras, infecções por fungos ou bactérias que impedem o crescimento de pelos;
  • Alopecia universal: tipo mais agressivo que ocorre a queda de todo cabelo e de todos os pelos do corpo.

A maioria dos tipos de calvície não possui cura, mas há tratamentos com injeções de corticóide, medicamentos como finasterida e minoxidil e até transplante de cabelo.

 

Cuidados para combater calvície

Abaixo listamos os cuidados para combater calvície. Confira:

1.       Água morna

Um dos principais cuidados para combater calvície é utilizar a água morna na hora de lavar os cabelos, pois a água quente faz com que os fios capilares fiquem mais oleosos, podendo até mesmo causar calvície. É muito importante lavar os cabelos com bastante água e enxaguar sempre para manter o couro cabeludo saudável com água morna ou fria.

2.       Combater a caspa e a oleosidade

Esse é um dos fatores que podem desencadear a queda dos fios capilares. Dessa maneira, as pessoas que desejam combater a calvície devem tratar o quanto antes a caspa e a oleosidade dos cabelos. É importante lembrar que não é somente tratar a caspa e a oleosidade em si e sim a causa da oleosidade e da caspa para eliminar definitivamente o problema. Para isso, procure um profissional para diagnosticar a causa e indicar o melhor tratamento.

3.       Babosa

Outro item que deve ser incluído nos cuidados para combater calvície é a babosa, pois ela possui um grande poder hidratante que ajuda a fortalecer os fios e impede a calvície promovendo o crescimento dos cabelos, além de deixá-los sedosos e brilhosos. Ela também é conhecida como aloe vera e ela pode ser aplicada nos fios.

4.       Mantenha os seus cabelos sempre limpos

Um dos principais cuidados para combater calvície é manter sempre os cabelos limpos, pois se deixar o couro cabeludo sujo por mais tempo, a sujeira pode causar ou até mesmo agravar a queda dos fios. Se não for possível lavar os cabelos diariamente, você pode lavar o seu couro cabeludo dia sim e dia não utilizando shampoos e condicionadores próprios para o seu tipo de cabelo. A dica é utilizar produtos neutros, pois eles são capazes de remover toda a sujeira sem prejudicar o pH do couro cabeludo.

Gostou do artigo sobre como combater a calvície? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tags: crescimento dos cabelos, doses excessivas de drogas, fios capilares, queda de todo cabelo, utilizar produtos neutros Categories: Cabelo
share TWEET PIN IT SHARE share share
Related Posts
Leave a reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + treze =