3 doenças que o tabagismo provoca no homem

23 de novembro de 2018 25 0

Você sabe o que é o tabagismo? Sabe quais doenças pode causar? Quais cuidados devem ser tomados? Neste artigo falaremos tudo sobre os cuidados e as principais doenças que o tabagismo provoca no homem.

O tabagismo

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a principal causa de morte evitável mundialmente é o tabagismo. Estima-se que 40% da população adulta no mundo todo, ou seja, 2,8 bilhões de pessoas, são fumantes. Pesquisas comprovam que cerca de 50% da população masculina e 12% da população feminina fumam.

O total de mortes causado pelo tabagismo atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes por ano, o que corresponde a dez mil mortes diariamente. O tabagismo causa dependência por causa da nicotina, uma substância psicoativa que está presente na fumaça do cigarro. Além da dependência física, ainda temos a dependência comportamental, que se resume no uso diário do tabaco.

A inalação da nicotina liga-se aos receptores nicotínicos cerebrais localizados no sistema de recompensa cerebral que são ativados e liberam a dopamina, um neurotransmissor que causa satisfação, prazer, aprendizado, melhora da atenção e a memória. Os efeitos da nicotina diminuem ou desaparecem após algumas horas de consumo e os seus sintomas são desagradáveis, levando ao ciclo da dependência. O uso diário da nicotina leva a dessensibilização dos receptores orgânicos, fazendo com que o fumante aumente o número de cigarros fumados para atingir o mesmo efeito de aparente relaxamento e tranquilidade.

Doenças que o tabagismo provoca no homem

As principais doenças que o tabagismo provoca no homem são:

1.       Infarto e AVC

Essas duas doenças causam inflamações na parede dos vasos sanguíneos, aumentando as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o AVC, aneurismas, infarto e trombose.

2.       Impotência sexual

A impotência sexual é uma das doenças que o tabagismo provoca no homem tanto por modificar a liberação dos hormônios essenciais para o contato íntimo, como por inibir o fluxo do sangue para o músculo que mantém a ereção. Ou seja, a pessoa que fuma pode ter dificuldades para manter ou iniciar contato íntimo, causando alguns constrangimentos.

3.       Câncer de pulmão

Uma das mais sérias doenças que o tabagismo provoca no homem é o câncer de pulmão, que ocorre quando as substâncias do cigarro entram em contato com os tecidos finos dos pulmões. O câncer de pulmão causa tosse em excesso ou com sangue, falta de ar e emagrecimento.

Cuidados

O indivíduo que faz o uso do cigarro fica dependente da nicotina. Considerada como uma droga poderosa, a nicotina atua sobre o sistema nervoso central assim como álcool, cocaína e heroína, mas com uma diferença: chega ao cérebro de 7 a 19 segundos. As estatísticas revelam que fumantes apresentam diversos riscos à saúde. Se o indivíduo parar de fumar agora, segundo o site Minha Vida:

  • Após 20 minutos, sua pressão sanguínea e pulsação voltam ao normal;
  • Após 2 horas não haverá nicotina no sangue;
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio normaliza;
  • Após 2 dias, o olfato fica melhor e pode identificar normalmente os cheiros. E o paladar degusta melhor;
  • Após 3 semanas, a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea fica melhor;
  • Após 10 anos, o risco de sofrer doenças cardíacas será igual ao de quem nunca fumou;
  • Após 20 anos, o risco de desenvolver câncer de pulmão será semelhante ao de quem nunca fumou.

Parar de fumar é uma das melhores formas para tratar o tabagismo, mas é muito importante não ter medo dos sintomas da síndrome de abstinência, é preciso lidar com eles. Não tenha medo também da recaída, não entenda como se fosse um fracasso, procure enfrentar e entender o que lhe fez voltar a fumar e dê várias chances até conseguir largar.

Se a sua fome aumentar, não se assuste, é normal, pois o paladar irá melhorar e o seu metabolismo se normalizará. O ideal é praticar atividades físicas e beber muito líquido. Outras formas de tratamento do tabagismo são prescritas por um pneumologista: adesivos de nicotina, acompanhamento psicológico e até mesmo frequentar grupos de apoio.

Gostou do artigo sobre as doenças que o tabagismo pode provocar no homem? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tags: circulação sanguínea, dependente da nicotina, exercícios físicos, hábitos alimentares, tabagismo Categories: Lifestyle
share TWEET PIN IT SHARE share share
Related Posts
Leave a reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − dezesseis =