7 vantagens de consumir batata-doce

30 de novembro de 2018 24 0

Você já consumiu batata-doce? Sabe quais são as vantagens que esse tipo de alimento traz para a sua saúde? Neste artigo falaremos sobre as vantagens de consumir batata-doce.

A batata-doce

Conhecida também como batata-da-terra, jatica, batata-da-ilha e jetica, é uma planta da mesma ordem que a batata, do tomate e das pimentas. A sua origem vem dos Andes que, posteriormente, se espalhou pelos trópicos e subtrópicos do mundo todo.

Esse nome foi dado como referência ao gosto doce de seu tubérculo comestível. As batatas-doces podem ser consumidas assadas, como purê, cozida no vapor ou pode até mesmo grelhada. Além disso, ela pode ser adicionada em ensopados e sopas ou em cima de folhas verdes.

Vantagens de consumir batata-doce

O centro de organização sem fins lucrativos norte-americano CSPI – ou, em livre tradução, Ciência no Interesse Público – considerou a batata-doce como um vegetal saudável por conta da sua riqueza de nutrientes e, por isso, traz diversos benefícios. Abaixo, listamos as vantagens de consumir batata-doce. Confira:

1.       Propriedades anti-inflamatórias

Uma das vantagens de consumir batata-doce é que, graças à combinação de vitamina B6 e C, manganês e betacaroteno o alimento se trata de potente anti-inflamatório e ideal para a cura de inflamações externas e internas. A inflamação reduzida foi demonstrada no tecido nervoso e no cérebro.

2.       Ajuda a prevenir doenças inflamatórias crônicas

A batata-doce é rica em beta-criptoxantina, que ajuda na prevenção de doenças inflamatórias crônicas, como a artrite reumatoide.

Há estudos que mostram que aqueles que consumiam alimentos ricos em beta-criptoxantina foram 50% menos propensos a desenvolver a artrite do que aqueles que consumiam desses alimentos. Portanto, a batata doce é sua aliada também no combate às inflamações!

3.       Estabiliza o açúcar no sangue

A batata-doce contém carotenoides que ajudam o corpo a responder à insulina e também estabilizam o açúcar no sangue. As batatas-doces também contêm grande quantidade de vitamina B6, que ajuda na resistência na doença do coração diabético. O alto teor de fibra solúvel da batata-doce ajuda na redução do açúcar no sangue e do colesterol. Uma das outras vantagens de consumir batata-doce é que contém ácido clorogênico, que ajuda a diminuir a resistência à insulina, ou seja, reduzir os níveis de açúcar no sangue.

4.       Previne a prisão de ventre

As vitaminas do complexo B, potássio, vitamina C, cálcio e betacaroteno também podem ajudar na cura de úlceras no estômago.

Outra das vantagens de consumir batata-doce é que contém fibras que ajudam na prevenção da prisão de ventre e acidez estomacal, em consequência, ajudando a reduzir a possibilidade de desenvolver as tais úlceras.

5.       Contém muito ferro

O ferro desempenha muitas funções importantes em nosso corpo, assim como ajuda na resistência ao estresse, células brancas do sangue, no melhor funcionamento do sistema imunológico e na metabolização de proteínas.

6.       Açúcar saudável

A batata-doce cozida apresenta um sabor doce natural e os seus açúcares são liberados lentamente na corrente sanguínea, garantindo uma fonte equilibrada de energia e evitando a fadiga e o ganho de peso.

7.       Fornece energia

O fato de ser uma grande fonte de energia faz com que esse alimento seja essencial para quem pratica exercícios físicos. A batata-doce pode ser consumida para a ressíntese de glicogênio muscular – ou seja, um aporte maior de energia é depositado nos músculos. Além disso, como ela fornece gradualmente energia ao organismo, não elevando os níveis de insulina, também ajuda na perda de peso, pois os picos de insulina fazem com que a gordura localizada seja estocada.

Gostou do artigo sobre a batata-doce e as suas vantagens? Conte para a gente, agora vai passar a consumir mais batata doce em seu dia a dia? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Todas as dicas para o homem moderno e que deseja se cuidar cada dia mais!

Tags: alimentos ricos em beta-criptoxantina, exercícios físicos, hábitos alimentares, nutrientes, prevenção de doenças inflamatórias Categories: Food & Beverage
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